Nutrição

A gestação é um processo que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas mudanças são necessárias para regular o metabolismo materno, promover o crescimento e desenvolvimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto, nascimento e lactação. Desta forma, neste período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição e saúde materna e garantia do adequado desenvolvimento do feto, já que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional materno durante a gestação. O estado nutricional antes e durante a gravidez é um fator determinante para a saúde da gestante e seu bebê (HGC. JOB, 2010). 

A nutrição exerce um papel importante durante a gestação. Não significa ter que comer por 2, mas sim comer com qualidade, sem excessos, seguindo orientações nutricionais, fracionando o volume em 6 a 7 refeições e consumindo todos os nutrientes necessários para o bebê.

A alimentação da mãe durante a gestação merece atenção especial, pois, os alimentos que a gestante ingere são diretamente responsáveis pela sua saúde e a de seu filho. Ela fornecerá tudo o que ele precisa para crescer e se desenvolver adequadamente. 

*O bebê no útero da mãe cresce 24 horas por dia!!* 

“A mãe que amamenta precisa ingerir cerca de 500 calorias a mais todos os dias, em relação a sua dieta antes de engravidar. Recomenda-se que estas calorias sejam provenientes de uma alimentação normal e saudável, com proteínas, vitaminas e minerais adequados, além de rica em ferro, cálcio, vitamina A e ácido fólico. Não é preciso ingerir alimentos especiais e/ou mais caros.”

Fonte: Fundo das NaçõesUnidas para a Infância(UNICEF)

Estudos em países em desenvolvimento mostram que o aleitamento materno apresenta vantagens antiinfecciosas, nutricionais e psicológicas para a criança (GIGANTE et al, 2000).

 

 DICAS PARA UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL!!! 

  • variar os alimentos de um dia para o outro, sem monotonia. A refeição deve ser sempre colorida;
  • conhecer e selecionar melhor os alimentos;
  • a gestante deve fazer no mínimo 6 refeições diárias;
  • mastigar bem e saborear os alimentos; Se alimentar em um lugar calmo e tranqüilo;
  • evitar alimentos industrializados;
  • Beber bastante líquido, principalmente água, no intervalo entre as refeições;
  • Fazer uma caminhada tranqüila após as refeições principais;
  • Evitar excesso de açúcar, sal, adoçante e bebidas alcoólicas;
  • Não fumar!;

Permanent link to this article: http://ceciliabordados.com.br/nutricao.php